07:00
23

O que é o Currículo Lattes?

O Sistema CV-Lattes, em suas versões on-line e off-line, é o componente da Plataforma Lattes, desenvolvido para o CNPq e utilizado por MCT, FINEP, CAPES/MEC e por todos os atores institucionais, bem como pela comunidade científica brasileira, como sistema de informação curricular. Fazem uso desse sistema pesquisadores, estudantes, gestores, profissionais e demais atores do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para que serve o Currículo Lattes?

No CNPq, suas informações são aplicadas: na avaliação da competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios; na seleção de consultores, de membros de comitês e de grupos assessores; no subsídio à avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileiras.

Exigência do Currículo Lattes

A partir de 2002, todos os bolsistas de pesquisa, de mestrado, de doutorado e de iniciação científica, orientadores credenciados e outros clientes do Conselho precisam ter, compulsoriamente, o currículo Lattes cadastrado no CNPq. A inexistência do currículo impede pagamentos e renovações. O currículo também é obrigatório para os pesquisadores e estudantes que participam do Diretório de Grupos de Pesquisa.

Histórico do Currículo Lattes

1993 a 1999: formulários em papel, sistema em ambiente DOS (BCURR) e sistema de currículos específicos para credenciamento de orientadores (MiniCurrículo).

1998 a 1999: levantamento junto a consultores ad hoc visando estabelecer um modelo de currículo.

Maio de 1999: compatibilização do novo currículo do CNPq com os dados de pós-graduação.

Agosto de 1999: lançamento do Sistema de CV Lattes.

Padronização XML (eXtensible Markup Language)

Objetivo: construção de um modelo único de informação, visando racionalizar o processo de captura de dados no sistema federal de educação em ciência e tecnologia. Decorrência da sua adoção: possibilidade de extração de informações do Currículo Lattes e/ou geração de informações para o mesmo a partir de sistemas corporativos das universidades.

Para criar o seu Currículo Lattes acesse: http://lattes.cnpq.br/. Depois clique em cadastrar-se.

Na próxima tela, preencha corretamente os seus dados.

Depois é só seguir o passo a passo. Aconselho que você esteja com seus documentos, comprovantes, certificados, etc., todos em mãos, pois irá precisar dos dados.

23 Comentando. Colabore!:

  1. Profesor, bom dia! Gostaria de saber se existe algo que corresponda ao cv lattes nos EUA. Trabalho na área de patentes e preciso avaliar a qualificação de alguns examinadores americanos para adequar minha resposta às suas expertises.
    ObrigadO!

    ResponderExcluir
  2. Olha, sinceramente, nunca ouvi falar de algo como a Plataforma Lattes em outros países. Mas posso lhe informar que, para os americanos, o currículo tem sempre conteúdo acadêmico. Quando se trata de mercado de trabalho, eles chamam o documento de Resumé.
    Abraço e seja sempre bem-vindO!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Professor!

    Gostaria de saber como faço para ocultar certas informações em meu currículo, tipo endereço RG, filiação e CPF. Já tentei e não conseguir, porém sei que dá para fazer,pois não é bom deixar informações demais livres na internet.

    Fico no aguardo.
    Tatiane Santiago

    ResponderExcluir
  4. Tatazinha, esses dados só ficam visíveis para vc, quando vc entra na Plataforma Lattes com sua senha. Para qualquer outro tipo de acesso, o site não mostra dados pessoais como números de documentos.

    ResponderExcluir
  5. Professor recentemente paritcipei de um curso e agora estão me pedindo um curriculum lattes atualizado. Sou estudante e estou começando agora, como faço esse curriculum?

    ResponderExcluir
  6. Boa-noite gostaria de localizar uma pessoa para meu trabalho de curso. Sré que voês podem me auxiliarar? Nome Drª LAILA SHUKAIR.Promotora de justiça. TRabalho sobre a menoridade penal e suas consequencias.
    Grata pela ajuda.

    ResponderExcluir
  7. OI prof. to precisando pra hj fazer meu curiculo lattes pra seleção especial do mestrado q encerra hj(só fiquei sabendo agora), sou recem formada e tenho pouco experiencia como vc poderia me ajudar? agradeço se me responder logo. abraços

    ResponderExcluir
  8. O link que consta na postagem leva direto ao site da plataforma lattes. É bem simples, quase como preencher o formulário de uma rede social. Você precisa estar com os documentos em mãos.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite professor, possuo Formação na Escola de Artes Dramáticas ECA/USP desde 2001. Tenho mais de 30 trabalhos e inúmeros trabalhos de pesquisa realizados, mas nenhum ligado a uma instituição. Mas tenho o interesse de fazer uma graduação e vincular minhas pesquisas futuras a uma instituição. Minha pergunta é: Mesmo eu tendo hoje apenas um curso técnico ou posso cadastrar meu Currículo na Plataforma Lattes?

    ResponderExcluir
  10. Oi, João Souza, pode sim. Basta acessar o site e preencher o formulário.

    ResponderExcluir
  11. Caro Hamilton,

    Informe, por gentileza, como devo proceder para ocultar o Endereço Profissional...

    Sidnei

    ResponderExcluir
  12. Soaida Neuron (Sidnei), você pode simplesmente apagar essa informação.

    ResponderExcluir
  13. o currículo Lattes é só para professor ou pode ser para qualquer profissional?

    ResponderExcluir
  14. Qualquer um pode ter um curriculo Lattes, inclusive estudantes do nível médio.

    ResponderExcluir
  15. Olá, professor! Sou aluna de direito e queria saber se posso fazer o meu currículo, pois a leitura acima me fez entender que somente pessoas da área de Ciências e tecnologias poderiam fazer, mas ao ler os comentários vi que até mesmo estudantes do ensino médio (Não só ensino superior, como imaginei) poderiam fazer... Poderia me esclarecer essa informação?

    Desde já, obrigada ^^

    ResponderExcluir
  16. Olá Professor, gostaria de saber porque meu currículo não aparece quando faço uma busca na plataforma lattes, não entendo, já tem muito tempo que tenho um currículo lattes, e quando faço uma busca diz que não existe

    ResponderExcluir
  17. Roseana, no momento da busca, você deve especificar que tipo de pesquisador que localizar (doutores, ou demais pesquisadores...). Não esqueça de clicar em enviar currículo ao CNPQ. Não adianta só salvar. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  18. Profº consigo ocultar o CPF e RG para impressão completa do Lattes/

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Altair, infelizmente, isso não é possível.

      Excluir
  19. fiz meu currículo e este e meu CPF esta duplicado no sistema e não consigo altera nenhum o que faço para exclui um currículo e modifica o outro?
    obrigado pela a atenção.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, como a pergunta anterior, gostaria de saber como faço para alterar meus dados, sendo que não possuo a senha mais e quando tento pedir pra recuperá-la, aparece a mensagem dizendo que meu cpf está duplicado. O que devo fazer? Por favor, preciso muito atualizar meus dados com urgência.

    ResponderExcluir
  21. Professor, gostaria de perguntar também sobre a questão do cfp duplicado. Quando tento recuperar minha senha, não consigo porque diz que meus cpf está duplicado. O que devo fazer? Preciso muito de ajuda urgente.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber como faço pra excluir o meu curriculo lattes e fazer outro, pois nao lembro a senha do e-mail de acesso e tbm nao consigo recuperar a senha desse e-mail, diz q o e-mail nao existe,enfim, por favor me ajudem

    ResponderExcluir

Como o anonimato é permitido, os comentários poderão não ser aprovados caso haja conteúdo inapropriado.