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Apresentações são inevitáveis na vida acadêmica. Certamente você já terá visto muitas e feitos tantas outras. Mas é comum repararmos que algumas apresentações não são tão interessantes quanto outras, não é verdade? Quantas vezes você já viu alguém encher o slide de texto e ficar lendo do começo ao fim e, ainda por cima, ficar apontando com aquelas canetinhas laser, como se a platéia não soubesse ler ou não estivesse enxergando a tela da projeção? É muito desestimulante! Se já está tudo na tela e o palestrante só vai ler, para que ele está lá? E o que dizer das pessoas que simplesmente param de apontar e ficam gesticulando com a luzinha percorrendo o teto, as paredes e a cara das pessoas na platéia? Outros pecam por exagero nas cores, efeitos, tamanho da fonte... Quando começamos a mexer e descobrir tudo que o PowerPoint pode fazer para embelezar a nossa apresentação, somos tentados a inventar de tudo para colocar no slide. Mas não podemos esquecer de que o público que nos assiste precisa ser cativado e isso se deve fazer logo nos primeiros slides. Então vamos observar essas dicas que saí garimpando daqui e dali na internet para que nunca mais erremos e façamos das nossas apresentações verdadeiros espetáculos.
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1. Faça a sua parte usando material cativante - Por mais simples e envolvente que seja criar slides e imagens cativantes, lembre-se de que o PowerPoint não funciona por conta própria. O público veio para ouvi-lo e não para fitar imagens projetadas na tela, por isso mas não deixe que suas observações orais sejam menos atraentes. Lembre-se de que você está criando slides como apoio de uma apresentação oral.

2. Simplifique - As apresentações de PowerPoint mais eficazes são simples — gráficos de fácil compreensão e imagens que refletem a fala do orador. Alguns especialistas sugerem não mais do que cinco palavras por linha e não mais do que cinco linhas por slide. "Não deixe o trabalho ficar lotado de palavras e imagens. Você precisa realmente mostrar tudo na tela?"

3. Minimize o uso de números nos slides - O grande atrativo do PowerPoint é sua capacidade de transmitir idéias e servir de apoio às observações do palestrante de forma concisa. Isso se torna difícil diante de uma grande quantidade de números e estatísticas. Deixe isso para uma etapa posterior, mais abrangente, através de apostilas distribuídas no final da apresentação. Se desejar enfatizar uma estatística no PowerPoint, considere o uso de um elemento gráfico ou imagem para transmitir a idéia.

4. Não imite o PowerPoint - Um dos hábitos mais comuns e prejudiciais de usuários de PowerPoint é fazer uma leitura simples da apresentação visual para o público. Isso não só é redundante — exceto pelo uso do controle, qual o motivo da sua presença? — como transforma a mais linda apresentação em um tédio absoluto. O PowerPoint funciona melhor com observações orais que ampliam e discutem, em vez de reproduzir o que está na tela. "Mesmo com o PowerPoint, você precisa de contato visual com o público". "Essas pessoas não foram a sua apresentação para ver sua nuca".

5. Faça observações no tempo certo - Outra armadilha potencial são os comentários do apresentador que coincidem precisamente com a apresentação de um novo slide do PowerPoint. Isso só divide a atenção do público. Um programa do PowerPoint bem planejado apresenta um novo slide, dá ao público a oportunidade de ler e digerir o material e, em seguida, permite a apresentação de comentários que ampliam a imagem na tela. "É uma questão de tempo. Nunca fale junto com o slide".

6. Faça pausas - Novamente, o PowerPoint é mais eficaz como acompanhamento visual do discurso oral. Usuários experientes do PowerPoint não se acanham em deixar a tela vazia de vez em quando. Isso não só permite um descanso visual, como também é eficaz para concentrar a atenção em trocas mais orais, como uma discussão em grupo ou sessão de perguntas e respostas.
Durante a apresentação de slides, você pode deixar a tela do PowerPoint totalmente preta ou totalmente branca. Esse recurso é útil para, por exemplo, fazer os expectadores prestarem atenção em algo que você tem em mãos. Para isso, faça o seguinte:
- Para deixar a tela toda preta, pressione a tecla E em seu teclado;
- Para deixar a tela toda branca, pressione a tecla C em seu teclado.
- Para voltar à apresentação de onde ela parou, simplesmente pressione qualquer tecla.
7. Use cores vibrantes, mas não abuse - Um contraste forte entre palavras, imagens e o fundo pode ser bastante eficaz na transmissão de mensagens e emoções.

8. Importe outras imagens e elementos gráficos - Não limite a apresentação ao que o PowerPoint oferece. Use imagens e elementos gráficos externos para variar e atrair visualmente, inclusive vídeo. "Isso acrescenta humor, transmite uma mensagem e relaxa o público".

9. Distribua apostilas no final, não durante a apresentação - Algumas pessoas talvez discordem de mim neste aspecto. Mas nenhum orador quer falar para um público que está entretido lendo o resumo de seus comentários. A menos que o acompanhamento da apostila seja essencial para a apresentação, aguarde o término para distribuir o material.

10. Faça uma revisão rigorosa antes da apresentação - Nunca perca a perspectiva do público. Depois de rascunhar seus slides do PowerPoint, revise seus comentários, fingindo ser um dos ouvintes. Se algo parecer desinteressante, dispersivo ou confuso, faça alterações. São grandes as chances da apresentação como um todo ficar melhor depois disso.
11. Crie álbuns de fotografia rapidamente - Pouca gente sabe disso, mas o PowerPoint permite a criação de álbuns de fotografia de maneira descomplicada e em poucos minutos. Para isso:
- No PowerPoint 2003, vá em Inserir / Imagem / Novo Álbum de fotografias. Na janela que abrir, clique no botão Arquivo/disco para localizar a pasta que contém as fotos. Note que você pode selecionar todas as imagens do diretório. Quando esse processo for concluído, você pode excluir ou alterar a ordem das fotografias na opção Fotografias no álbum. No campo Layout do álbum, você pode escolher se quer ver uma ou mais fotos por slide;
- No PowerPoint 2007, vá ao menu Inserir, clique em Álbum de Fotografias e, por fim, em Novo Álbum de Fotografias. Clique no botão Arquivo/disco para localizar a pasta que contém as fotos. Note que você pode selecionar todas as imagens de uma só vez. Feita a seleção, você pode excluir ou alterar a ordem das fotografias na opção Fotografias no álbum. No campo Layout do álbum, você pode escolher se quer uma ou mais fotos por slide. Note que também há um botão que permitir exibir slides abaixo da fotografia e outro que faz com que as imagens fiquem todas em preto e branco.
12. Cuidado com a escolha das fontes - Você criou uma apresentação muito bacana, mas ao abrí-la em outro computador, percebeu que uma das fontes que escolheu é diferente. Isso certamente ocorreu porque essa fonte não está instalada no computador em questão. Para evitar problemas desse tipo, utilize apenas fontes que você sabe serem comuns, como Arial, Verdana, Times New Roman e Tahoma.
13. Use bem seu apontador - Se for um bom apontador laser, não o use como uma âncora fixando você ao chão: você precisa usar bem o seu espaço, movimente-se e gesticule. Quando for apontar, realmente aponte, e não fique circulando ao redor de uma grande área do slide - só você acha que o círculo é pequeno e que o ponto que você deseja enfatizar é óbvio.
14. Cuidado com o equipamento - Teste tudo antes, inclusive a conexão com o projetor e com o sistema de som, se for o caso. Desative a proteção de tela e qualquer programa que possa interromper sua apresentação ou sobrepor alguma informação a ela. E não fale olhando para a tela do notebook - se você precisa olhar para sua apresentação, olhe para ela na tela onde está sendo projetada. Lembre-se que o público tende a tentar olhar para onde você estiver olhando. E lembre-se de nunca depender do Powerpoint!
15 . Apresente-se na abertura - Mesmo que o mestre de cerimônias já tenha dito quem você é, apresente-se mais uma vez, de forma simpática e cuidando especialmente da sua pronúncia ao dizer seu nome. Pratique antes, se para você não for natural dizer algo como “Boa tarde, meu nome é Augusto e vamos passar 30 minutos interessantes examinando as razões pelas quais os projetos têm sucesso - sintam-se à vontade para interromper sempre que quiserem perguntar algo”.
Fontes: http://www.microsoft.com/brasil/pequenasempresas/themes/one-stop-sales-kit/presenting-with-PPT-10-dos-donts.mspx; http://www.infowester.com/dicasppoint.php; http://www.efetividade.net/2007/04/19/apresentacao-em-powerpoint-6-dicas-para-passar-sua-mensagem-com-efetividade/