20:22
4
Resolvi escrever este post depois que comecei a ter problemas com o meu navegador de internet. Na época eu utilizava o Internet Explorer e o achava muito bom, sem nunca sequer ter cogitado a possibilidade de experimentar outro. Estava sendo uma maravilha e não tinha nada do que reclamar dele, ao contrário de pessoas que o acham terrível, inaceitável, péssimo e outros adjetivos difamadores. Até que ele começou a apresentar problemas: travava o tempo todo, apresentava a desestimulante mensagem "não está respondendo" a cada 5 minutos... Foi uma fase muito difícil para mim. Eu devia começar a pensar na possibilidade de passaar a usar outro navegador. Foi quando optei pelo Firefox. No início foi difícil porque os comandos, botões e as funcionalidades são diferentes, ou estão disponíveis em lugares diferentes no browser. Como toda mudança, eu relutei em admitir que ele é realmente muito bom e que o tempo traz a segurança necessária para fazer quanquer coisa com ele, assim como eu fazia com o IE.
Um dia resolvi que este blog devia ter um fundo musical e decidi que a música que tocaria seria "Cérebro eletrônico", composição de Gilberto Gil do final da década de 60, em que o compositor se posiciona diante do advento dos computadores e do impacto que eles causariam na vida das pessoas. Aquela época foi caracterizada pelo auge da chegada dos computadores nas fábricas, empresas e indústrias. As pessoas ainda não tinham idéia do que isso acareetaria em suas famílas, que mudanças isso traria para seus empregos, escolas, etc... Achei muito pertinente que a tal música tocasse aqui. Coloquei-a, então, como fundo. O problema é que quando eu abria o blog no Firefox, a música não tocava. Para testar se ela estava realmente tocando, eu abria a página no IE, porque durante os poucos minutos que ele funcionava, dava para saber se a música estava tocando direitinho. Que coisa frustrante. Comecei a achar o Firefox um terror!!! Porque ele não tocava a minha música? Até hoje não sei. Minha peregrinação em busca do navegador perfeito continuou.
Fui tentar a sorte com outro: o Opera. Logo de cara achei-o ótimo. Na verdade, posso dizer que ele é o meu preferido. Muito prático, tem umas funcionalidades que permitem uma navegação bem rápida, além de carregar a s páginas de modo ágil. Importou todos os meus favoritos do Firefox. É bonito, eficiente e ainda por cima, tocou o "Cérebro eletrônico" sem problemas, bem rapidinho. Dei um pulo da cadeira e gritei: "Ôbaaaaaaaaaaaa!" (Perguntaram lá da cozinha: "O que foi? Eu respondi que não era nada, mas acreditei que estava diante de uma verdadeira maravilha e a solução para todos os meus problemas). Usei o Opera durante um tempão, até que num belo dia de sol ele também resolveu não funcionar mais. Simplesmenete não abria nada. Como já estava bastante acostumado, coloquei novamente minha mochila nas costas e recomecei a vagar por aí atrás de outro navegador. A esta altura, jé estou começando a acreditar que essa implicância se trata de um problema pessoal que meu micro tem comigo. Acabei tentando o K-Meleon. Estou com ele neste momento. Ainda estou na fase de adaptação, mas já estou gostando.
Bem, a lição que tirei de tudo isso foi que existe vida (inteligente, eficiente, bonita, prática, rápida, fácil de usar...) fora do Internet Expolorer. Aí vai uma listinha dos lugares onde encontrei links para download desses e de outros navegadores disponíveis para sua apreciação. Alguns deles não são muito conhecidos, mas vale a pena testar nem que seja só para conhecer e poder fazer comparações, antes que a gigante Google comece a mexer os pauzinhos para que os computadores comecem a sair de fábrica já com o Google Chrome, repetindo o golpe que o Internet Explorer aplicou no Netscape.
SIM, NÓS TEMOS LIBERDADE DE ESCOLHA.

Internet Explorer: "O navegador mais utilizado no mundo está em português e agora não precisa de validação para ser instalado."
image
Firefox: "A primeira atualização de segurança da 3ª geração chegou para botar fogo na concorrência."
image
Opera: "Veloz, mais seguro e focado na praticidade. Seja bem-vindo ao novo Opera!"
image
K-Meleon: "Navegador leve e de código aberto baseado na tecnologia Gecko, a mesma do Firefox."
image
Google Chome: "O Google pega todos de surpresa e impressiona com o lançamento do seu próprio navegador!"
image
Comet Bird: "Novo navegador dos criadores do BitComet, muito semelhante ao Mozilla Firefox, mas com mais funções!"
image
Netscape: "Navegador de internet que pode usar tanto recursos do Firefox, quanto do Internet Explorer."
image
Safari: "Agora o poderoso navegador do Mac OS X ganhou sua versão para Windows e promete ser o mais rápido do mercado."
image
Flock: "O que era bom ficou ainda melhor: a interatividade do Flock agora com a segurança e praticidade do Firefox 3!"
image
MSN Explorer: "O novo navegador da Microsoft que vai tornar a Internet mais atraente, dinâmica e funcional."
image
Avant: "Navegador com suporte a abas, contendo os recursos dos navegadores tradicionais e extras exclusivos!"
image
NeoPlanet: "Este navegador é uma excelente alternativa aos onipresentes Internet Explorer e Netscape."
image
Maxthon: "Navegador baseado no IE cheio de recursos interessantes como a possibilidade de personalização total."
image
Torpark XeroBank: "Navegador portátil para você acessar a Internet de qualquer lugar do mundo com anonimato e segurança."
image
uBrowser: "A navegação na web nunca mais vai ser a mesma: entre na era 3D com este navegador, sem precisar instalá-lo!"
image
OurTunes: "Um navegador baseado em Java para o iTunes que permite a você procurar e baixar músicas de todos os hosts."
image
BlackBird Beta: "Depois do partido Panteras Negras agora é o navegador Blackbird que resgata o orgulho de ser negro."
image