07:00
30

O que é o Currículo Lattes?

O Sistema CV-Lattes, em suas versões on-line e off-line, é o componente da Plataforma Lattes, desenvolvido para o CNPq e utilizado por MCT, FINEP, CAPES/MEC e por todos os atores institucionais, bem como pela comunidade científica brasileira, como sistema de informação curricular. Fazem uso desse sistema pesquisadores, estudantes, gestores, profissionais e demais atores do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para que serve o Currículo Lattes?

No CNPq, suas informações são aplicadas: na avaliação da competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios; na seleção de consultores, de membros de comitês e de grupos assessores; no subsídio à avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileiras.

Exigência do Currículo Lattes

A partir de 2002, todos os bolsistas de pesquisa, de mestrado, de doutorado e de iniciação científica, orientadores credenciados e outros clientes do Conselho precisam ter, compulsoriamente, o currículo Lattes cadastrado no CNPq. A inexistência do currículo impede pagamentos e renovações. O currículo também é obrigatório para os pesquisadores e estudantes que participam do Diretório de Grupos de Pesquisa.

Histórico do Currículo Lattes

1993 a 1999: formulários em papel, sistema em ambiente DOS (BCURR) e sistema de currículos específicos para credenciamento de orientadores (MiniCurrículo).

1998 a 1999: levantamento junto a consultores ad hoc visando estabelecer um modelo de currículo.

Maio de 1999: compatibilização do novo currículo do CNPq com os dados de pós-graduação.

Agosto de 1999: lançamento do Sistema de CV Lattes.

Padronização XML (eXtensible Markup Language)

Objetivo: construção de um modelo único de informação, visando racionalizar o processo de captura de dados no sistema federal de educação em ciência e tecnologia. Decorrência da sua adoção: possibilidade de extração de informações do Currículo Lattes e/ou geração de informações para o mesmo a partir de sistemas corporativos das universidades.

Para criar o seu Currículo Lattes acesse: http://lattes.cnpq.br/. Depois clique em cadastrar-se.

Na próxima tela, preencha corretamente os seus dados.

Depois é só seguir o passo a passo. Aconselho que você esteja com seus documentos, comprovantes, certificados, etc., todos em mãos, pois irá precisar dos dados.