07:00
2

Esta postagem é somente para corrigir um erro que muita gente comete ao confundir resenha com recensão. Conforme a NBR 6028, elaborada pelo Comitê 14, que lida com as normas que versam sobre Informação e Documentação, da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, há uma clara diferença entre resenha e recensão.
O título completo da norma NBR 6028 é "Informação e Documentação - Resumo - Apresentação" e claro está que ela define normas de apresentação de resumos. Lendo o texto você encontrará definições para resumo, resumo crítico, resumo indicativo, resumo informativo e, como havia mencionado, a diferença entre resenha e recensão.
Para chegarmos ao ponto, primeiro vejamos a definição que a norma traz para resumo: "apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento". Definição de resumo crítico: "resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha". Ôpa! Olha que importante. A ABNT acaba de nos dizer que resumo crítico e resenha são a mesma coisa. Beleza! Até aí tudo bem. Isso significa que é uma tremanda redundância se referir a uma resenha como resenha crítica, porque toda resenha é crítica.
E quanto às recensões? Vamos lá. A ABNT diz que recensão é quando a resenha se refere a apenas uma edição entre várias de determinada obra. Por exemplo, se uma obra tem várias edições e você faz um resumo crítico de apenas uma das várias edições da obra, você está fazendo uma recensão. Isso é questão de concurso, hein?
Download da Norma NBR 6028 - Resumos da ABNT: http://www.4shared.com/get/17552744/c9d7db5/NBR__6028__nov_2003__-_resumos.html
;)