00:01
1

O que é o Minhas Citações?

Um banco de dados onde você pode gerenciar citações de textos em geral e salvar seus comentários, para que você se organize melhor o possa usar essas citações e comentários em seus trabalhos acadêmicos. O site Minhas Citações é um projeto gratuito. Foi desenvolvido por Leonardo Assis, aluno de Biblioteconomia da Universidade de São Paulo. O objetivo do site é criar um espaço para que os estudantes universitários possam armazenar e organizar transcrições textuais de trechos de obras que são relevantes para seus estudos. Cada usuário terá sua seção de registros, exclusivamente confidencial. O projeto visa a organização das leituras dos usuários, por meio da inserção de registros em fichas de leitura. Cada ficha possui campos para referenciação do material, a fim de ajudar na elaboração de trabalhos acadêmicos.

Qual foi a motivação para criar o projeto?



Este projeto surgiu a partir da observação de usuários de bibliotecas e das salas de acesso a internet na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). O que chamou a atenção para criação desse sistema foi observar um aluno de graduação lendo um livro nas salas de computadores da universidade. Depois de alguns minutos de leitura desse material, o aluno abriu um editor de textos para transcrever as passagens do livro que interessavam em sua pesquisa. No final de sua atividade de digitação, esse aluno retirou vários disquetes de sua mochila para salvar a informação que havia transcrito. Nesse momento surgiu a idéia: os bancos de dados possuem uma tecnologia muito avançada, poderíamos criar um ambiente para que ele guarde essa informação de maneira remota (internet).
Outra motivação que ajudou na criação desse sistema, foi a participação em cursos livres lecionados por nosso amigo Luciano Ramalho na ECA/USP. Luciano Ramalho apresentou um pouco da teoria de banco de dados relacionais e plantou a idéia para um estudo mais aprofundado sobre o assunto. O que fiz foi seguir adiante no estudo, pois me interessava muito conhecer e criar algo com essas ferramentas.

Síntese

O projeto surgiu a partir da observação de uma necessidade dos usuários de bibliotecas universitárias e do querer conhecer as ferramentas de bancos de dados utilizadas pelo mercado.

Considerações

Espero que este projeto ajude a todos na elaboração de seus trabalhos e na construção de seus discursos na vida acadêmica. A ciência é cumulativa, saibamos utilizá-la para criar nossas verdades provisórias.

Veja um exemplo de tela de inserção de citação e comentário:

Você ainda pode categorizar as suas citações por tipo de material: monografia, periódico, etc. Veja:

Observações.: Todas as informações postadas em Minhas Citações são confidenciais (intransferíveis para fins não acadêmicos). Cada usuário é responsável pela inserção de seu material. O Projeto está em constante atualização e implementação de novas funcionalidades. Caso exista a necessidade de migração do sistema para um banco de dados de maior capacidade, os usuários serão avisados por e-mail.

Contato com Leonardo Assis: leonardoassis@usp.br