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Quer organizar seus livros, saber exatamente quantos e quais são, poder controlar se estão emprestados, ou mesmo se estão lidos? Você não precisará baixar programinha nenhum, nem instalar nada no seu micro!! No site LibraryThing é possível criar e manter um catálogo online do seu acervo pessoal gratuitamente. E você ainda pode ganhar tempo sem precisar digitar quase nada para preencher muitos campos como autor, título, etc, pois o site faz buscas em outras bases de dados e importa os dados. Para isso você só precisa fazer uma busca por autor, ISBN ou título e clicar sobre o item que você desejar acrescentar à sua biblioteca. Caso não encontre o que procura, você pode adicionar registros manualmente de forma rápida e fácil.



Você precisará criar uma conta no site. Isso é bem fácil. O site é todo em inglês, mas é fácil descobrir o que fazer, pois é tudo bem simples. Depois de criada a sua conta, você já pode começar a catalogar ou adicionar livros à sua biblioteca através da importação. Clique em Add books para abrir a tela de busca. Você verá uma tela como a figura abaixo:



É nessa tela que você faz as buscas para adicionar os livros ao seu acervo sem precisar digitar todos os campos. As buscas podem ser feitas por autor, título, ISBN, etc. No espaço logo abaixo, onde diz Tags to add, você pode acrescentar palavras-chave que de4screvam o livro catalogado. Mais abaixo você verá Search where? que é onde você escolhe em quais bases de dados as buscar devem ser feitas. Existem 5 bases em português. Escolha essas, pois as chances de encontrar algum título em português sao maiores. Fiz uns testes com Harry Potter e encontrei muitos títulos em inglês nas bases que estão selecionadas aí, que são o Amazon.com e a Library of Congress. Já nas basses em português, pode-se encontrar algo traduzido. Caso você não localize em nehuma base o livro que deseja, pode adicionar manualmente. Onde diz Other ways to add, clique em Add the book manually. A primeira tela que verá será como essa:



Os campos com os quais você pode trabalhar são: Título, autor, palavras-chave, status (onde você marca para dizer se o livro está sendo lido ou se ainda será lido), classificação de estrelas (palavra você dizer o auanto o livro é bom na sua opinião), um espaço para observações, entradas secundárias para outros autores/indicação de responsabilidade, dados da publicação, ISBN, classificações (da Library of Congress ou CDD), idioma do livro, um espaço para comentários (que podem ser lifos por outras pessoas), um espaço para comentários restritos a você, um espaço para o resumo do livro, caso você querira pôr, número de cópias, data de aquisição ou de catalogação e um espaço para você indicar a data de início da leitura e de término da leitura do livro.



Feito isso, você terá um catálogo com todos os seus livros bem organizados, exatamente como essa minha de exemplo:




Não perca mais tempo. Organize seu acervo pessoal agora mesmo!!