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Alguns links que indiquei nesta matéria não estavam funcionando por causa de uma modificação nas páginas do site do Ministério do Trabalho e Emprego que se referiam à Classificação Brasileira de Ocupações e eu tive de corrigi-los. Por esta razão, resolvi deslocar esta matéria aqui pra frente, para que os leitores que não conseguiram acessar os links pudessem perceber que a postagem foi corrigida.

O que faz o bibliotecário? Quais são as suas atribuições? O que se pode esperar dele? Sua formação em Biblioteconomia lhe dá condições de desempenhar que tipos de tarefas? A CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego, define áreas de atuação e atribuições de todas as profissões regulamentadas. Confira abaixo um resumão do que diz a CBO sobre os Profissionais da Informação.

Profissionais da Informação:

Bibliotecário - Bibliógrafo , Biblioteconomista , Cientista de informação , Consultor de informação , Especialista de informação , Gerente de informação , Gestor de informação
Documentalista - Analista de documentação , Especialista de documentação , Gerente de documentação , Supervisor de controle de processos documentais , Supervisor de controle documental , Técnico de documentação , Técnico em suporte de documentação
Analista de informações (pesquisador de informações de rede) - Pesquisador de informações de rede

Descrição sumária:

Disponibilizam informação em qualquer suporte; gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação. Tratam tecnicamente e desenvolvem recursos informacionais; disseminam informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolvem estudos e pesquisas; realizam difusão cultural; desenvolvem ações educativas. Podem prestar serviços de assessoria e consultoria.

Características do trabalho:

Trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionais a locais que trabalham com tecnologia de ponta. O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Biblioteconomia e documentação. A formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalho e cursos de extensão.


Atribuições do profissional (clique no link abaixo para mais detalhes):


Competências pessoais:

Manter-se atualizado
Liderar equipes
Trabalhar em equipe e em rede
Demonstrar capacidade de análise e síntese
Demonstrar conhecimento de outros idiomas
Demonstrar capacidade de comunicação
Demonstrar capacidade de negociação
Agir com ética
Demonstrar senso de organização
Demonstrar capacidade empreendedora
Demonstrar raciocínio lógico
Demonstrar capacidade de concentração
Demonstrar pró-atividade
Demonstrar criatividade

Essas competências pessoais são características desejáveis em um profissional da informação. Naturalmente, ninguém conseguirá reunir todas essa características. O ideal é que se consiga possuir algumas dessas competências pessoais para se desempenhar um bom trabalho.

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