00:01
9
Existem alguns sites que disponibilizam recursos de construção de bancos de dados online. Alguns fornecem funcionalidades semelhantes às do Access, outros utilizam MySQL. Segue aqui uma lista de links para alguns desses sites.

Zoho Creator

Trata-se de uma maneira simples de criar banco de dados online com os mesmos recursos de aplicativos já consagrados como o Microsoft Access.

Algumas funcionalidades do software:

  • Interface remodelada
  • Opção de clicar e arrastar itens livremente
  • Possibilidade de importar planilhas para fazer edições
Roda em Internet Explorer 6.x, Internet Explorer 7.x, Firefox 1.x, Firefox 3, Internet Explorer 8.

Outro gestor de banco de dados online completamente gratuito é o dabbledb.com que permite construir um banco de dados com os campos que você desejar, construindo formulários de entrada de dados ou importando de uma fonte externa antes de executar o módulo de relatórios. Podem-se criar mapas, desenhar gráficos estatísticos dos dados, compartilhar resultados com outras pessoas, criar filtros, agrupar.. uma excelente ferramenta para uso didático e profissional.

Blist é um banco de dados online e gratuito desenvolvido com o Adobe Flex que permite que você crie Blists – abreviação de “web lists” – bancos de dados simples que podem armazenar desde cadastro de clientes a uma coleção de discos. A visualização básica do aplicativo lembra uma tabela do Microsoft Access, sendo possível o usuário criar uma Blist com base na importação de um arquivo do Microsoft Excel. O que deixa o programa ainda mais interessante é a sua capacidade de rede social: você pode incorporar o Blist a um blog ou página do Facebook.

Conheça também o PHPMYADMIN para criação de banco de dados online.

Também podemos criar um banco de dados MySQL no Awardspace. Ele serve para muitas coisas, armazena tudo o que você quiser, inclusive dados do Wordpress. Muito prático e é muito fácil criar um.

1. Faça o login do seu AwardSpace em seguida procure por Website Manager e MySQL Manager.
2. Preencha os campos, da seguinte maneira (veja esta imagem para facilitar):
MySQL Database Name/Username: Nome do seu banco de dados com 2 caracteres (incluindo letras ou números).
Database Password: Senha do seu banco de dados com letras e números.
Confirm Password: Confirme a senha do seu banco de dados.
3. Clique em Create Database e pronto.