12:04
2

Thesaurus é uma palavra latina que significa "tesouro" e foi empregada, a partir de 1500, para indicar um acervo ordenado de informações e conhecimentos. Uma das primeiras obras a incluir esta expressão no seu título foi o Thesaurus linguae romanae et britannicae, publicada em 1565, de autoria de Cooper. Em 1852 foi publicado o Thesaurus of English Words and Phrases, de Roget.*

Tesauro, também conhecido como dicionário de idéias afins, é uma lista de palavras com significados semelhantes, dentro de um domínio específico de conhecimento. Por definição, um tesauro é restrito. Não deve ser encarado simplesmente como uma lista de sinônimos, pois o objetivo do tesauro é justamente mostrar a hierarquia entre os termos (termos mais amplos ou mais restritos) e ajudar o bibliotecário, o usuário ou o pesquisador a escolher a palavra ou expressão exata para determinar um assunto. Tesauros não incluem definições acerca de vocábulos, uma vez que essa tarefa é da competência dos dicionários. Seguindo este link http://www.conexaorio.com/biti/tesauro/index.htm, você encontrará todas as etapas que devem ser observadas para a elaboração de um tesauro.

Se você não tem experiência no assunto, pode seguir o roteiro abaixo. Mas, se estiver no meio do caminho, consulte os índices indicados abaixo e bom tesauro.
O Tutorial contém, ainda, um glossário que remete, quando pertinente, a mais detalhes, permitindo nova forma de navegação, se o usuário assim o desejar.

A elaboração de um Tesauro pressupõe planejamento estratégico, tático e operacional, com atividades relacionadas que formam um sistema sinergético.

» Campo Temático
A determinação do campo temático ou do domínio de um Tesauro deve constituir-se de uma rede de referências interligadas e não um simples recorte do universo do conhecimento, baseado sempre na literatura técnica.
O campo temático pode expandir-se e ou interligar-se com outros campos temáticos durante a elaboração do Tesauro.
Deve ser delimitado tendo sempre em foco os objetivos do Tesauro.

» Estruturação dos Termos
A organização dos conceitos é conduzida pelo processo de indução/dedução.
À medida que as relações vão sendo estruturadas novos conceitos vão sendo acrescidos, complementando a organização de cada faceta do futuro Tesauro

» Diretrizes
O estabelecimento das Diretrizes do Tesauro prevê todas as regras e normas que deverão ser seguidas na elaboração do Tesauro.

» Equipe
Envolve uma equipe transdisciplinar nas várias atividades. A equipe deve ser formada por pessoas que tenham raciocínio lógico, concentração, conhecimento do campo temático e conhecimento de elaboração de Tesauro.

Na prática é um trabalho de média a longa duração que só será concretizado se o mesmo for parte integrante dos objetivos da instituição. É preciso que seja planejado, priorizado e avaliado para que se configure em uma estratégia de informação.**

___________________
* CAVALCANTI, Cordelia R. Indexação & tesauro: metodologia & técnicas. Brasília: ABDF, 1978.
** FAZER tesauro: planejamento. Disponível em: <http://www.thesaurus.eti.br/fazer-planejamento.htm>. Acesso em: 01 mar. 2009.