00:01
2
Esta é a segunda parte de uma série de postagens que farei sobre as normas ABNT do setor de Informação e Documentação. Falaremos aqui sobre as normas para Resumo, Sumário, Numeração progressiva das seções de um documento escrito, Citações, entre outras. Nosso primeiro assunto está sendo a NBR 6023 (Informação e documentação - referências - elaboração) que traz as normas técnicas aplicáveis na elaboração de referências. Na matéria anterior, ABNT- NBR 6023: noções básicas (parte 1), nós falamos sobre o campo de autoria. Neste falaremos sobre o campo do título/outras informações sobre o título e edição. Vamos lá?
O título e o subtítulo devem ser registrados da mesma forma que aparecem no documento. Você deve dar um destaque tipográfico ao título, que pode ser negrito, itálico ou sublinhado, desde que você mantenha o mesmo destaque para todas as referências. Não coloque destaque tipográfico no subtítulo, caso haja um.
Ex.:
TABOSA, Hamilton. Como elaborar referências: estudo da NBR 6023.

Se o título aparecer em mais de um idioma, como quando consta o título na língua original, registre o que aparecer primeiro. Caso você queira mencionar os dois, o que não é obrigatório, registre o título em outra língua separado do primeiro título por um sinal de igualdade.
No caso de títulos muito longos, você pode abreviá-los, tomando o cuidado de registrar um número considerável de palavras, de forma que não se confunda o título abreviado com outros títulos e para que não se inviabilize a compreensão. Quando o material a ser referenciado não tiver um título, você deve fornecer um título que identifique o conteúdo do documento e colocá-lo entre colchetes.
Ex.:
TABOSA, Hamilton. [Coletânea de artigos].

Quando houver uma indicação de edição, você deve registrá-la utilizando abreviaturas dos numerais ordinais e da palavra edição, na língua do documento.
Ex.:
Se na obra aparece "segunda edição", registre essa informação depois do título como 2. ed.
12ª edição = 12. ed.
Third edition = 3rd. ed.

Outras informações sobre a edição, devem figurar abreviadas.
Ex.:
12ª edição, revista e atualizada = 12. ed. rev. e atual.

Quando se tratar de documentos eletrônicos, considere a versão como se fosse a edição e registre-a tal como consta no documento.
Ex.:
GEOLOGY resource. Version 2.1.2.

É isso. Na próxima matéria da série, falaremos sobre o registro do local de publicação, editora e data.
Espero que todos saibam da importância de se observar as normas e não estejam achando que tudo isso é só formalidade para dificultar a vida das pessoas!!
Download da NBR 6023 aqui: http://www.4shared.com/get/17552728/53719618/NBR__6023__ago_2002__-_referencias_bibliograficas__original_.html