00:01
0
Esta é a quarta parte de uma série de postagens que estou fazendo sobre as normas ABNT do setor de Informação e Documentação. Falaremos aqui sobre as normas para Resumo, Sumário, Numeração progressiva das seções de um documento escrito, Citações, entre outras. Nosso primeiro assunto está sendo a NBR 6023 (Informação e documentação - referências - elaboração) que traz as normas técnicas aplicáveis na elaboração de referências. Na matéria anterior, ABNT- NBR 6023: noções básicas (parte 3), nós falamos sobre o campo de local de publicação, distribuição e etc. Neste falaremos sobre descrição física, séries e coleções e notas. Vamos lá?
Para registrar o número de páginas, observa-se o número da última página ou folha, respeitando a forma como consta no material, ou seja, algarismos romanos, arábicos, letras, etc. Se o documento tiver sido publicado em mais de um volume, indica-se a quantidade de volumes seguida da abraveiação v.
Ex.:
TABOSA, Hamilton. Como normalizar uma monografia: a aplicação da ABNT em trabalhos acadêmicos. Traduzido por Juliana Buse. 33. ed. Fortaleza: Editora Tal, 2008. 2 v.

Porém, pode acontecer de encontrarmos mais de um volume de uma obra encadernados juntos, de forma que o número de volumes bibliográficos difere do número de volumes físicos. Nesse caso, indica-se esse fato como no exemplo:
TABOSA, Hamilton. Como normalizar uma monografia: a aplicação da ABNT em trabalhos acadêmicos. Traduzido por Juliana Buse. 33. ed. Fortaleza: Editora Tal, 2008. 4 v. em 3 .

Quando o material a ser referenciado for apenas uma parte de um todo, indica-se a parte correspondente de modo a identificá-la, por exemplo: página inicial e final (ex.: p. 112 - 125), capítulo (ex.: cap. 2.), ou o volume (v. 2.).

Se a obra for ilustrada, registre a abreviatura il. depois do número de páginas. Se as ilustrações forem coloridas, registre il. color. Não se costuma usar, mas você pode acrescenter as dimensões do material. O normal é indicar a altura, mas para obras em tamanho incomum, registre altura e largura. As séries e coleções, são indicadas depois da descrição física, entre parênteses. Registre o título da série ou coleção e separe do número correspondente por uma vírgula.
Ex.:
TABOSA, Hamilton. Como normalizar uma monografia: a aplicação da ABNT em trabalhos acadêmicos. Traduzido por Juliana Buse. 33. ed. Fortaleza: Editora Tal, 2008. 2 v. (Série normalização para todos, 3).

Quaisquer outras informações necessárias à identificação da obra que não foram contempladas em nenhum dos campos específicos para cada tipo de informação, você pode registrar em nota, sem nenhum tipo de destaque em negrito, itálico, suiblinhado, sem mudar o tamanho da forte, etc.
Exs.:
TABOSA, Hamilton. Como normalizar uma monografia: a aplicação da ABNT em trabalhos acadêmicos. Traduzido por Juliana Buse. 33. ed. Fortaleza: Editora Tal, 2008. 2 v. (Série normalização para todos, 3). No prelo.

TABOSA, Hamilton. Como normalizar uma monografia: a aplicação da ABNT em trabalhos acadêmicos. Traduzido por Juliana Buse. 33. ed. Fortaleza: Editora Tal, 2008. 2 v. (Série normalização para todos, 3). Tradução de How to normalize a monograph: the application of ABNT in academic work.

A indicação de séries ou coleções é o último elemento de uma referência. Quando você for ordenar as referências alfabeticamente, se houver duas ou mais obras do mesmo autor, naturalmente elas ficarão uma imediatamente abaixo da outra, você não precisa repetir o nome do autor, pode utilizar um recurso para fazer a substituição: seis espaços de underline mais um ponto final.
Ex.:
TABOSA, Hamilton. Como normalizar uma monografia: a aplicação da ABNT em trabalhos acadêmicos. Traduzido por Juliana Buse. 33. ed. Fortaleza: Editora Tal, 2008. 2 v. (Série normalização para todos, 3). Tradução de How to normalize a monograph: the application of ABNT in academic work.

______. Como normalizar uma tese. Prefaciado por Jefferson Veras. Fortaleza: Editora Tal, 2008. 280 p. il. color.

Se o título também coincidir, repita o recurso da substituição também para o título. Veja:
TABOSA, Hamilton. Como normalizar uma tese. Prefaciado por Jefferson Veras. Fortaleza: Editora Tal, 2008. 280 p. il. color.

______. ______. 3. ed. Prefaciado por Gabriela Belmont. Fortaleza: Editora Tal, 2009. 280 p. il. color.

Download da NBR 6023 aqui: http://www.4shared.com/get/17552728/53719618/NBR__6023__ago_2002__-_referencias_bibliograficas__original_.html
Nosso próximo assunto será a NBR 10520 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação.
Você tem todo o direito de expressar sua opinião. Deixe um comentário logo abaixo!