22:55
0
Quem costuma ler blogs sabe que muitos deles diferem enormemente nos recursos que oferecem quanto à busca e recuperação de conteúdos em suas postagens. Por exemplo, alguns oferecem uma lista de artigos relacionados ao fim das postagens e outros não, alguns oferecem uma caixa de buscas e outros não, e ainda há os que retiram os links de "postagens mais antigas" e "postagens mais recentes" de seus blogs. Para o leitor mais experiente, isso pode parecer bobagem, mas há quem fique completamente perdido, sem saber como localizar determinada informação em uma página da web e essa dificuldade pode ser ainda maior quando a tal página se trata de um blog, que pode ter centenas de postagens que versam sobre assuntos diferentes. Então, pensando em facilitar a vida de pessoas que, porventura, se sintam meio sem rumo ao acessar um blog, elaborei um pequeno "manual de instruções", baseado em alguns recursos que disponibilizo aqui no Blog do professor Hamilton. Observando essas dicas, é possível se navegar com menos problemas pelo grande e cada vez maior mundo da blogosfera.

O grande barato é quando a página dispõe de uma caixa de busca (aqui temos uma lá no topo, emcima das bandeirinhas). Aí não há desorientação que persista. É só colocar o termo desejado na caixa e dar um enter ou clicar em pesquisar para encontrar postagens com o termo digitado na busca. Lá na imagem você ainda vê o link do RSS Feed e dos Feed para comentários, que manda para você o conteúdo novo dos blogs. Você pode programar para receber alertas de postagens novas ou somente de comentários novos. Ótimo para ficar atualizado sem precisar você mesmo entrar no blog todo dia para acompanhar atualizações.

As nuvens de tags, além de bonitas, são também um mecanismo para se fazer buscar por palavras-chave. A diferença é que nelas você não digita nada. As palavras ficam "voando" de um lado para outro dentro da nuvem, bastando que você selecione uma dentre elas para efetuar a sua busca. Posicione o ponteiro do mouse dentro da nuvem e observe as palavras-chave indo e vindo! Quando encontrar o assunto que você deseja consultar, dê um clique nele para ver mostradas todas as postagens relacionadas com o termo clicado.

Nesse menu em abas é possível ver na primeira aba os títulos das matérias mais comentadas, ou seja, as mais populares, talvez. É bom dar uma olhada nelas para procurar entender por que são mais comentadas que as outras. Pode ser alguma coisa interessante. Na aba do meio, estão listados os leitores que mais comentam e na última aba, estão os títulos das postagens mais recentes. É interessante para quando você não estiver na página principal e quiser saber o que rola por lá.

Na seção "Não deixe de ler", você encontra sempre uma relação de artigos anteriores que é fornecida aleatoriamente toda vez que a página é carregada, ou seja, toda vez que você entrar no blog (ou teclar F5), essa lista mudará, mostrando-lhe links que lhe remeterão a postagens anteriores como uma sugestão de leitura. Essa lista, uma vez que é aleatória, não está vinculada a palavras-chave ou assuntos, mas é muito interessante, uma vez que há a forte probabilidade de ela lhe mostrar um título de artigo que, de repente, pode lhe chamar a atenção, muito embora você não estivesse procurando por nada relativo ao assunto tratado nele.

Na seção de marcadores, que neste blog preferi chamar de assuntos, são listados todos os descritores do assunto principal, ou dos assuntos principais de cada postagem. No momento que o blogueiro escreve seu artigo, ele pode colocar um ou mais marcadores, ou seja, palavras-chave que descreverão o assunto do artigo. Assim, caso eu queria ver todas as postagens sobre banco de dados, por exemplo, basta eu clicar no descritor ou marcador "banco de dados" nessa lista de assuntos. Da mesma forma eu poderia escrever banco de dados na caixa de busca ou procurar por banco de dados na nuvem de tags. A vantagen dessa lista de marcadores sobre a caixa de busca é que, na caixa, nunca se sabe por qual termo um determinado assunto é tratado no blog. Por exemplo, eu teria que fazer uma busca por bases de dados e por banco de dados, para procurar saber qual termo foi empregado pelo blogueiro no momento da atribuição dos marcadores. Olhando diretamente na lista de marcadores, essa dúvida deixa de existir.

Coluna dos Top Posts. Sim, as postagens mais lidas. Naturalmente há algo nelas que despertou a atenção de uma parcela de leitores e, por isso, talvez mereçam um pouco da sua atenção também. Essa ferramenta mede a audiência das postagens do blog e avalia numa escala de zero a dez, a quantidade de acessos que uma matéria teve em relação a outra. Aí estão elencadas as matérias mais lidas de todo o blog. É só clicar em cima de um link para acessar a matéria correspondente.

O arquivo armazena os títulos das matérias por mês, por semana, etc., conforme a configuração do dono do blog. Aqui no blog do professor Hamilton as matérias são arquivadas por mês. No mês corrente, os títulos das matérias são visíveis, facilitando que você possa vê-las todas e decidir qual você deseja ler primeiro. Quando o mês finda, o arquivo é fechado para que o do próximo mês seja aberto, mas as postagens dos meses anteriores sempre podem ser acessadas pelo arquivo, bastando que, para isso, você clique em cima do mês que deseja ver.

Também são mostrados os comentários mais recentes feitos no blog. Não os comentários das postagens mais recentes, mas os comentários que foram feitos por último, independente da data da matéria. É muito legal saber o que as pessoas andam comentando sobre determinado assunto antes mesmo de acessar a matéria. O próprio comentário pode despertar interesse por um post qualquer, assim, é só clicar em cima do título da matéria para ser direcionado a ela, onde você também pode comentar dando sua contribuição, depoimento ou mesmo uma impressão sobre o que acabou de ler. A coluna "Comentários recentes (Blogger)" mostra os comentários recentes feitos no antigo sistema de comentários utilizado pelo Blog do professor Hamilton. Já a tabela de "Comentários recentes (DISQUS)" diz respeito aos comentários que foram feitos já através do novo sistema de comentários, a partir de 16 de maio de 2009.

Não deixe de observar que, lá em cima, bem abaixo do título do blog, você encontra um menu onde numa das opções você tem um Sumário. Clicando ali, você será encaminhado para uma página dentro do blog onde encontrará um link para carregar um script que mostra todas as postagens do blog organizadas alfabeticamente e com seus respectivos marcadores. É uma excelente alternativa para ter uma visão macro de tudo o que se publicou. Você pode fazer um browsing percorrendo todos os títulos das matérias.

E por fim, a lista de artigos relacionados que segue logo após a matéria completa que é exibida na página específica de cada postagem. Na página inicial você encontra os títulos das matérias e um pequeno trecho do início de cada uma delas. Clicando no título ou no link "Continue lendo" a página com a matéria completa é exibida. Logo abaixo dela segue uma lista com outras matérias que se relacionam com ela. São postagens que receberam o mesmo marcador, ou seja, elas têm o mesmo assunto principal.

Então, não é fácil encontrar tudo o que se quer em um blog ? Eles costuma ser assim, cheios de recursos! Veja que sempre há um link de uma coisa para outra, de forma que nada está solto, ou perdido, tudo pode ser localizado através de um caminho ou outro! Boas buscas e ótimas leituras.