04:20
3
Os usuários do Portal de Periódicos da CAPES já podem consultar, a partir deste ano, duas novas obras de referência: a Encyclopedia of Social Measurement e a International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences. As publicações, da Editora Elsevier, estão acessíveis na página do Portal, na seção “Patentes, Estatísticas, Livros e Outras Fontes”, no tópico REFERÊNCIAS, ou por meio da plataforma Science Direct.

A Encyclopedia of Social Measurement traz 356 referências, redigidas por cientistas sociais sobre as áreas de pesquisa onde atuam. O foco são as metodologias para o estudo das sociedades e do comportamento humano, o que incluem métodos quantitativos e qualitativos de abordagem, coleta de dados e técnicas de análise em Ciências Sociais

“De muitas perspectivas e estratégias, esses volumes descrevem as perguntas de pesquisa que os cientistas sociais fazem, as fontes e métodos que eles usam na coleta de informações e as técnicas que eles usam para analisar esses dados e fornecer respostas a importantes questões”, explicou, no Prefácio da Enciclopédia, o editor Kimberly Kempf-Leonard, professor de Sociologia e Economia Política da Universidade do Texas.

A International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences traz referências sobre comportamento, escritas por mais de quatro mil autores de todo o mundo. Trata-se de uma obra de Psicologia, mas que também tangencia temáticas ligadas a outras áreas do conhecimento, sobretudo das Ciências Biológicas, como Ciência Evolucionária, Genética, Neurociência, Psiquiatria e Saúde.

As duas enciclopédias vêem se juntar ao acervo do Portal de Periódicos, que conta com mais de 12.000 títulos em textos completo, 126 bases referenciais e seis bases de patentes.