00:01
0
Continuando nossas matérias sobre as normas ABNT, passemos à segunda e última parte da NBR 10520 que trata de Citações em documentos. Hoje falaremos sobre os sistemas de chamada, que nada mais são do que a forma como as citações aparecem no documento e podem ser de duas formas: sistema numérico e sistema autor-data. Seja ele qual for, quando escolhido para ser usado em um documento, deve ser utilizado do início ao fim, sem misturá-los. O sistema de chamada é de livre escolha do autor do trabalho.

Sistema autor-data: regras gerais

Já sabemos que, quando o nome do autor citado faz parte da sentença, ele deve ser escrito em minúsculas e quando está dentro dos parênteses, registra-se em maiúsculas.

Ex.:
Conforme Fulano (2000), bla bla bla.
ou
Bla bla bla bla (FULANO, 2000).

Quando existem dois ou mais autores de mesmo sobrenome, indique a inicial do primeiro nome para diferenciá-los.
Ex.: (FULANO, H., 2008), (FULANO, J., 1998).

Se a coincidência persistir, escreva o primeiro nome por inteiro. Ex.: (FULANO, Cicrano, 2001), (FULANO, Crocano, 1995).

Sistema numérico: regras gerais

Uma numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos é feita em cada citação, amarrando-a às referências ao final do capítulo, da parte ou do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto. A citação remete para o rodapé da página, onde a primeira citação deve ser feita com a referência completa. A numeração é consecutiva em todo o trabalho, não deve ser reiniciada jamais. Lembre-se: o sistema numérico de chamada não deve ser usado quando há notas explicativas ou de qualquer outra natureza no rodapé. A indicação da numeração pode ser feita de duas formas: sobrescrita ou alinhada ao texto, entre parênteses.
Ex.:
Diz Tabosa: "Fazer citações é preciso." (12)
ou
Diz Tabosa: "Fazer citações é preciso."12 [número sobrescrito]

É mais ou menos isso. Essa norma é cheia de detalhes. Para comentá-la com profundidade, seria necessário quase que transcrevê-la para cá. Por isso, mais uma vez, eu digo que é preciso ter a norma na mão para podermos saber como proceder em cada caso específico.
Download da NBR 10520 aqui: http://www.4shared.com/get/17552098/b5ca5956/NBR_10520__ago_2002__-_citacoes__original_.html
Você tem todo o direito de expressar sua opinião. Deixe um comentário logo abaixo!