00:01
0
O Deep Zoom Composer é um programa gratuito da Microsoft que permite utilizar imagens em alta resolução para criar incríveis galerias em páginas da Web. Essa tecnologia, baseada em Silverlight, possibilita adicionar efeitos de zoom às imagens, permitindo a visualização de altos níveis de detalhes, tudo de forma rápida e extremamente leve. Uma ferramenta prática e fácil para quem deseja utilizar imagens de alta resolução em seu site.

Para poder utilizar o Deep Zoom Composer, é necessário ter o plug-in do Silverlight instalado em seu computador. Se você ainda não instalou, basta clicar aqui no Windows Update ou, se preferir, clique no botão abaixo para começar a instalação.

Instale agora o Deep Zoom Composer

Depois de instalar o Deep Zoom Composer, veja abaixo como criar rapidamente seu primeiro projeto de composição de imagens.





Veja como fazer


01 - Execute o Deep Zoom Composer

Após a instalação do Deep Zoom, ele pode ser acessado em “Todos os Programas/Microsoft Expression/Deep Zoom Composer”. Basta clicar no ícone do programa para iniciar o Deep Zoom Composer.



02 - Inicie um novo projeto

A imagem acima mostra a primeira tela que você verá ao iniciar o Deep Zoom Composer. Para começar sua composição de fotos, clique no botão “New Project”.



03 - Dê um nome para o projeto

Na janela que abrirá, você precisa dar um nome ao seu projeto no campo “Name” e indicar onde o projeto será salvo no seu computador. Clique no botão “Browse” para navegar até a pasta onde deseja salvar o projeto. Feito isso, clique no botão “OK”.



04 - Comece a composição

Na área de trabalho principal do Deep Zoom, clique em “Compose” no menu superior e, em seguida, clique no botão “Add Image...” do menu lateral direito para poder escolher as imagens que farão parte da sua composição.



05 - Selecione as imagens

Você precisará selecionar uma ou mais imagens que farão parte da composição. Para isso, na janela que abrirá, basta navegar até a pasta onde estão as fotos que serão usadas no projeto. Selecione-as e, depois, clique no botão “Abrir”.



06 - Importe as imagens

As imagens que você selecionou serão importadas para dentro do Deep Zoom, uma a uma. O tempo do processo dependerá da quantidade de imagens que você selecionou, bem como do tamanho e qualidade das mesmas.



07 - Crie a sua composição

No menu direito, você verá as suas imagens. Clique em cada uma delas e arraste-as para a área de trabalho do Deep Zoom. Posicione-as da forma que desejar e na ordem que quiser. No menu inferior você pode utilizar as ferramentas de alinhamento para obter o melhor posicionamento das imagens.



08 - Faça os ajustes finais

No menu superior, clique em “Export” e, no menu lateral, mude para a aba “Custom”. Marque a opção “Silverlight Deep Zoom”, defina se você deseja exportar o projeto como uma única imagem (single) ou várias separadas (multiple), escolha a qualidade da imagem e, em seguida, clique no botão “Export”.



07 - 09 - Exporte seu projeto

Aguarde o término do processo de exportação. Novamente, o tempo dependerá do tamanho, qualidade e resolução das imagens usadas na composição.



10 - Finalização

Quando o processo de exportação terminar, você verá a janela acima. Clique na opção “Preview in Browser” para poder visualizar seu projeto no navegador.



11 - Visualize seu projeto

Seu projeto será aberto no Internet Explorer e deve ficar parecido com o da imagem acima. Clique com o mouse sobre a sua composição e arraste-a para onde quiser. Com o botão de scroll do mouse (a “rodinha”), você pode usar o efeito de zoom para ampliar e diminuir as imagens, permitindo visualizar em detalhes cada parte da foto.

Com seu projeto de Deep Zoom devidamente criado, você pode editar a página e personalizá-la como quiser, podendo inseri-la em seu website para que outras pessoas vejam as fotos.

Assista aos vídeos

Para saber como publicar gratuitamente seu projeto de Deep Zoom na Web, clique aqui e confira os tutoriais em vídeos feitos por René de Paula, Evangelista da Microsoft.

Matéria original aqui.
Você tem todo o direito de expressar sua opinião. Deixe um comentário logo abaixo!