23:29
0
Os antivirus gratuitos presentes hoje no mercado, na maioria das vezes não deixam a desejar em nada se comparados às alternativas pagas. Confira abaixo 20 alternativas para você não precisar enfiar a mão no bolso e mesmo assim ficar protegido. É escolher e baixar:

1. AVG Anti-Virus Free 8.0.237
O AVG é sem dúvida um dos antivirus grauitos mais conhecidos do mercado e que teve uma boa reformulação em sua nova versão. O seu núcleo único conta com filtro de links, verificador de rootkit e verificação de processos. O AVG Anti-Virus roda em sistemas Windows 2000, XP e Vista.

2. Avira AntiVir Personal Edition Classic 8.2
Esta é uma versão gratuita de um dos antivirus que aparecem mais bem colocados em testes realizados por sites independentes. O seu poder de detecção é muito alto, a interface é simples e o único ponto negativo é a velocidade – Roda no XP/Vista/2000. Também exibe um enorme pop-up de vez em quando.

3. Comodo AntiVirus 2.0
Este antivirus, apesar de ser novo se comparado aos seus concorrentes, é bastante eficiente e utiliza uma das tecnologias mais modernas no mercado – Roda no Windows XP e 2000.

4. Avast! Home Edition 4.8
O Avast! é outra boa opção de antivirus gratuitos e não é à toa que está entre os mais bem aceitos entre os usuários. O escaneamento é um pouco lento, mas a detecção é boa e o programa pode trabalhar com sincronia com demais programas de proteção. Roda em todas as versões do Windows. Foi o que se saiu melhor em recentes testes divulgados pela Revista INFO (fascículo de junho/2009).

5. PC Tools AntiVirus Free 5.0
Desenvolvido pela conceituada PC Tools, este programa antivirus ganha à cada dia mais espaço entre seus concorrentes. Estremamente leve e com uma interface amigável e em português, o PC Tools Antivirus é indicado para todos os tipos de usuários. Roda no 2000 e XP.

6. ThreatFire AntiVirus Free Edition 4.1
Este antivirus, apesar de não substituir seu antivirus padrão (para ser usado paralelamente), é uma boa pedida para quem precisa de uma análise rápida e eficiente. Roda em todas as versões do Windows.

7. BitDefender Free 10
O BitDefender é um software antivirus bastante completo e que, igualmente a seus concorrentes, conta com atualizações automáticas, quarentena para arquivos suspeitos e proteção de emails. Compatível com Windows 98, NT, 2000, Millenium e XP.

8. A-squared Free 4.0
O A-squared, apesar de não ser necessariamente um antivirus, é capaz de detectar e remover spywares, trojans, worms, backdoors, dialers, keyloggers e outros arquivos maliciosos – Windows XP/98/2000/2003.

9. Multi Virus Cleaner 2008
Este aplicativo detecta e remove vírus, worms, trojans e discadores chegando à detectar mais de 3 mil variantes. Também conta com atualizações constantes – Windows XP/98/2000/2003.

10. ClamWin Free Antivirus 0.94
Este é um antivirus bastante leve, simples e fácil de utilizar. A interface e os recursos com detecção em tempo real são limitados, mas é uma boa para ser uilizado como complemento na segurança – Roda em todos Windows.

11. ANTIDOTE for PC Viruses SuperLite 1.5
Este é um AV bastante leve, deixa muito à desejar já que não conta com proteção em tempo real, mas por outro lado é bastante prático não necessitando nem ao menos instalação – 98/Me/2000/XP.

12. Simple Machine Protect 1.9.4
Novíssimo software do ramo que chega com a proposta de ser leve, portátil e de código aberto – NT, 2000, XP.

13. Gucup 3.3.6
Pequeníssimo antivirus que traz uma verificação bastante rápida, mas por outro lado uma interface grotesca e um banco de dados pequeno – Roda em todas as versões do Windows.

14. Rising Antivirus Free Edition
Dos que surgiram nos últimos tempos o Rising é provavelmente a melhor alternativa. Possui boas configurações, bela interface, resultando em um belo e eficiente AV – Roda em todos os Windows.

15. Moon Secure Antivirus 2.2
O Moon foi desenvolvido com código aberto e utilizando o mecanismo do ClamAV. Destaque para respostas rápidas e banco de dados extenso – Roda em todos os Windows.

16. ClamAV/SOSDG 0.94
Esta alternativa é indicada apenas para os usuários mais avançados baseado em uma interface em comando de linha – Roda no 98/2000/XP.

17. GaruYac AntiVirus 2008
Bastante leve e fornece proteção básica. Limitado em recursos e funcionalidades, mas com um banco de dados atualizado frequentemente – XP/Vista/98/2000.

18. CyberDefenderFREE
Proteção contra spywares, vírus, malwares, trojans, adwares, phishing, spams e backdoors. Detecção baixa, mas com um desempenho invejável – 98/Me/2000/XP.

19. Little Intelligent Antivirus 1.0
Detecta e remove vírus, trojans, worms, spyware, adware e outras ameaças, mas parece que sua entrada no mercado não foi bem sucedida – Roda em todos os Windows.

20. RegRun Security Suite 6.0
Antivírus e antispyware com bom poder de detecção mas com opções bagunçadas – Roda no XP.

******
Você pode dar um pitaco comentando logo abaixo.