23:39
0
Foi lançado um site sobre digitalização e preservação digital. Trata-se de um verdadeiro guia de recursos para os profissionais de informação dos países de língua portuguesa que queiram desenvolver e implementar programas de digitalização e preservação digital nas suas instituições.

O site em questão foi criado em 2009 no âmbito do seminário "Organização da Informação e do Conhecimento Digitais" organizado pela Professora Doutora Maria Manuel Borges do mestrado em Informação, Comunicação e Novas Mídias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A criação desse projeto resultou da constatação do reduzido número de sites ou outros recursos electrónicos em língua portuguesa sobre digitalização e preservação digital. Com um caráter marcadamente pragmático, pretende-se com este projecto partilhar um conjunto de recursos sobre esta área devidamente selecionados e organizados.

Propõe-se um conjunto de documentos de apoio, todos eles disponíveis na Internet, sobre digitalização, preservação digital, metadados, propriedade intelectual e direitos de autor. Apesar da maior parte da bibliografia sobre o tema se encontrar em inglês, houve a preocupação em oferecer informação em português, espanhol e francês.

Selecionou-se, também, um conjunto de empresas portuguesas prestadoras de serviços na área da digitalização, complementada com informação sobre tecnologia e equipamentos disponíveis atualmente no mercado.

Apresenta-se, ainda, uma recolha de projectos de digitalização de conteúdos culturais (bibliotecas, arquivos e centros de documentação) existentes actualmente nos países de língua portuguesa. Os projetos selecionados correspondem apenas àqueles cujos documentos digitalizados se encontram disponíveis online.

Como se trata de um projeto em aberto a todos os interessados por estas matérias, foi utilizado na sua construção a ferramenta colaborativa Wikidot.com. Esta aplicação possibilita a construção de um website que permite a edição coletiva dos seus conteúdos, permitindo a participação de todas as pessoas na criação, revisão e integração de conteúdos.

Disponível em:

http://coleccoes-digitais.wikidot.com/