15:54
0
Estudantes de graduação em Medicina e das pós-graduações em Biotecnologia e Cirurgia do Campus da UFC em Sobral aprovaram dois trabalhos no Congresso Internacional da Sociedade Americana de Neurogastroenterologia e Motilidade.
A equipe de pesquisadores será representada pelo Professor Miguel Angelo e o mestrando Wendel Goiana durante o evento, que ocorrerá em Boston (Estados Unidos), de 26 a 29 de agosto.
Os trabalhos são: “Cervical spinal cord transection (SCT) increases gastric compliance in anesthetized rats” (A transecção medular completa aumenta a complacência gástrica em ratos anestesiados) e “Rectal distension increases transient lower esophageal sphincter relaxations in dogs: investigation of mechanisms of a putative rectoesophageal reflex” (A distensão retal aumenta o relaxamento do esfíncter esofagiano inferior em cães: investigações de um possível reflexo recto-esofagiano).

Os estudos serão apresentados na forma de painel e comunicação oral, no principal evento científico da área. Referidas pesquisas foram desenvolvidas no Laboratório de Fisiologia da Faculdade de Medicina do Campus da UFC em Sobral pelos alunos do Curso de Medicina Bruno Mota e Liziane Hermógenes, bem como pelo Dr. Wendel Goiana, aluno do Mestrado em Biotecnologia, e pelo Prof. Ricardo Neves, aluno do Curso de Doutorado em Cirurgia da UFC.


As pesquisas foram conduzidas pelo Prof. Ronaldo Graça, contando com a colaboração da Profa. Mirna Marques e do Prof. Gerardo Cristino, bem como dos Profs. Armenio Santos e Miguel Nobre e Souza, da Faculdade de Medicina campus de Sobral e Fortaleza, respectivamente.
Além da co-autoria do Prof. Francisco Gondim da Saint Louis University, Estados Unidos. Para consecução das pesquisas, foi fundamental o apoio da Prefeitura Municipal de Sobral (Centro de Controle de Zoonoses), da Universidade Federal do Ceará (PIBIC) e da Funcap (Edital 03-2006).
O Curso de Medicina de Sobral foi criado em 2001. Para o Prof. Ronaldo Graça, da Faculdade de Medicina do Campus da UFC em Sobral, isso retrata a consolidação em Sobral de um grupo emergente de pesquisa em neurogastroenterologia, área do conhecimento de reconhecida carência de pessoal qualificado em nosso país.