10:45
0
Neste sábado, às 7h15min, o Globo Universidade abordou a Biblioteconomia, uma área acadêmica que forma profissionais importantes para empresas, serviços públicos e universidades. Eles realizam a organização e a preservação de grandes quantidades de informação na forma de livros, periódicos ou em sistemas digitais. A repórter Lizandra Trindade, em sua estreia no Globo Universidade, visita a Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, Rio de Janeiro, para mostrar como é a formação dos bibliotecários .

Sua primeira entrevista é com a coordenadora do curso de Biblioteconomia da UFF, Sandra Badini, que explica as mudanças no perfil do profissional desta área nos últimos anos. “O advento das novas tecnologias da comunicação e informação, desde o final dos anos 1990, fez surgir uma nova demanda de bibliotecários no mercado de trabalho”, afirma. Atualmente, a prática profissional abarca um conjunto de tarefas como gestão do conhecimento, preservação e recuperação de acervos, desenvolvimento de sistemas e de bancos de dados, pesquisa, ações culturais e de envolvimento com a comunidade.

A informatização da gestão de acervos de bibliotecas é uma das especializações mais recentes. Os antigos fichários estão sendo substituídos por ferramentas de buscas avançadas. Para Márcia Tavares Lima, chefe do Departamento de Ciências da Informação (UFF), o bibliotecário auxilia na construção da base de dados, fazendo a intermediação entre as necessidades da biblioteca e o trabalho de programadores e web designers. Com a digitalização, periódicos e obras de referência agora podem ser consultados online, de qualquer lugar, a qualquer hora. A professora Sandra Rebel Gomes, também do Departamento de Ciências da Informação (UFF), acredita que, no futuro, as bibliotecas continuarão híbridas, aliando a preservação dos livros em papel e, ao mesmo tempo, lidando com a informação produzida em meio eletrônico.

No quadro Fora de Série, o programa entrevista Emílio Zuleta, aluno de Biblioteconomia da UNIRIO, que desenvolve um projeto de incentivo à leitura com crianças. No Mérito Acadêmico, vamos conhecer Marcos Cavalcanti, professor de Engenharia da Informação do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ), que desenvolve bancos de dados para o desenvolvimento de atletas olímpicos. No Toque de Mestre, a professora Nanci Nóbrega, da UFF, fala das características necessárias a um bom bibliotecário. No Eu Amo Meu Trabalho, uma coordenadora de gestão documental explica suas atividades em uma grande empresa.

O Globo Universidade, exibido aos sábados, às 7h15, na Rede Globo, leva ao ar reportagens sobre ensino, pesquisa e projetos científicos realizados no meio acadêmico. O programa é reprisado aos sábados na Globo News, às 13h05, e às quartas-feiras no Canal Futura, às 16h30. A matéria está disponível em três partes, veja:

video


video


video