23:46
1
É com muito prazer que comunico a todos que, finalmente, o livro que meu amigo Prof. Jonathas Carvalho da UFC/Cariri vinha prometendo a tempos será lançado pela editora Baluarte: Uma análise sobre a identidade da Biblioteconomia: perspectivas históricas e objeto de estudo.

O lançamento será no dia 14 de junho de 2010 (segunda-feira) a partir das 9h, no auditório da UFC Cariri em Juazeiro do Norte.  Perfil de Jonathas Carvalho:
Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade social e cultural, identidade da Biblioteconomia brasileira e aspectos teóricos, históricos e epistemológicos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Trabalha ainda enfaticamente com projetos sociais, especialmente a partir das bibliotecas públicas, escolares, comunitárias e populares, interagindo com diversos movimentos sociais e comunitários e concebendo suas concepções sociais, educativas e culturais. Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4713540A9


SINOPSE DO LIVRO

É inegável a importância dos estudos sobre identidade para a caracterização de indivíduos, grupos, ciências e diversas outras categorias num momento em que as mudanças ocorrem intensamente. A própria história da identidade, assim como as sociedades contemporâneas passam, na concepção de alguns, por uma crise e, na visão de outros, por mudanças rápidas e difíceis de assimilar. Por isso, a pertinência em inserir a Biblioteconomia no rol dos estudos sobre identidade. A construção de uma identidade da Biblioteconomia pode ser entendida a partir do seu percurso histórico, pois é o momento em que podemos analisar suas conturbações, seus percalços, desafios, êxitos, dentre outros aspectos que contribuíram e contribuem para a constituição da Biblioteconomia atual. Essa compreensão identitária da história da Biblioteconomia também nos remete a analisar o seu objeto de estudo, visando saber das influências que promovem a área. Cabe inclusive perguntar: existe um objeto de estudo da Biblioteconomia? Com a abordagem identitária da história e de uma possível configuração de um objeto para a Biblioteconomia, temos mais possibilidades de compreender os aspectos profissionais que norteiam a área.