18:06
0

Em consonância com as tendências de acesso livre, cujo intuito básico é a democratização da informação, o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina lançou o livro eletrônico (e-book) intitulado PRODUÇÃO INTELECTUAL NO AMBIENTE ACADÊMICO  (ISBN 978-85-7846-072-3), organizado pela Profa. Ms. Renata Gonçalves Curty.
Com 142 páginas e seis capítulos, a obra versa sobre a ética em pesquisa, a pressão pela produção na esfera acadêmica e o sistema nacional para avaliação da pós-graduação, além de apresentar estudos de levantamento da produção científica, tecnológica, artística e cultural da UEL em algumas áreas do conhecimento.
O e-book está disponível para consulta e download pelo site do Mestrado Profissional em Gestão da Informação (MPGI).

A obra é composta por seis capítulos que estão distribuídos em duas seções.   A primeira, intitulada “Reflexões acerca da produção intelectual no ambiente acadêmico”, concentra os capítulos 1, 2 e 3 de autores convidados e articula-se em discussões que permeiam o fazer científico. Os três capítulos iniciais discutem, respectivamente, aspectos relacionados à ética na pesquisa nas relações entre pesquisadores e gestores, questões terminológicas e conceituais que perpassam as categorizações do que sejam produções intelectuais, científicas ou acadêmicas, e, a busca pelo consenso quanto a um sistema de avaliação do conhecimento produzido no ambiente acadêmico.

A segunda seção denomina-se “Cenários da produção intelectual na Universidade Estadual de Londrina”, representada pelos capítulos 4, 5 e 6, em que são apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas conjuntamente por docentes e discentes do Departamento de Ciência da Informação da UEL, como parte do projeto “Gestão da Produção Intelectual da UEL”. Projeto este iniciado em 2007 e que buscou, dentre outras metas, levantar e diagnosticar a produção de conhecimento em algumas áreas da instituição, expressa em diferentes fontes e canais de informação.