22:50
0
Em comemoração ao centenário de nascimento da escritora cearense Rachel de Queiroz, o Sistema de Bibliotecas da UFC realizará a exposição bibliográfica "Rachel de Queiroz: múltiplos olhares".

A exposição será aberta ao público no mês em que Rachel completaria 100 anos, no hall da Biblioteca de Ciências Humanas (Benfica). A mostra ficará em cartaz no período de 22 de novembro a 17 de dezembro.

A homenagem ressaltará a magnitude da obra de Rachel, convidando os usuários a mergulharem em seu universo e analisá-la em seus múltiplos aspectos: mulher, romancista, contista, poetisa bissexta, cronista e jornalista.

O objetivo é mostrar as várias faces da primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, com destaque para o seu fazer literário, a fim de divulgar e estimular o interesse pela leitura de suas obras.

Nascida em 17 de novembro de 1910, em Fortaleza, Rachel faleceu em 2003, aos 93 anos, no Rio de Janeiro. Atuou como jornalista e escreveu romances, crônicas, contos, peças de teatro e livros infantis. Poucos escritore conseguiram ser profundos como ela, de forma simples e sem exageros.

A importância de Rachel para a literatura brasileira foi muito bem traduzida por Carlos Heitor Cony: "A literatura regional nasceu com Rachel de Queiroz sozinha, sem padrinhos, no sertão do Ceará".

Fonte: Biblioteca Universitária da UFC - (fone: 85 3366 9508)