11:52
7
UMA NORMA ECOLOGICAMENTE CORRETA

A NBR 14724 (Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação) - ABNT - acabou de sair do forno e estará em vigor a partir de 17 de abril de 2011. Ela trouxe umas alterações de menor importância com relação a conceitos e ao local onde as informações estão descritas no texto da norma, e traz duas alterações ecológicas: primeira delas: você poderá, isso mesmo, poderá, ou seja, não será obrigado, mas se você quiser, poderá, pois se trata de uma "recomendação", escrever nos dois lados das folhas (anverso e verso) na parte textual e pós-textual. Segunda alteração ecológica: a norma agora aceita também trabalhos impressos em papel reciclado. Naturalmente, essa alteração trará mudanças nas margens das páginas, por conta da encadernação. Antes, quando escrevíamos somente no anverso das folhas, a margem esquerda era de 3cm, agora, se você optar por imprimir frente e verso, deverá tomar o cuidado de colocar a margem direita dos versos das páginas em 3cm.
Outros detalhes importantes:
  • Os títulos das seções primárias devem sempre começar no início de uma página ímpar, ou seja, no anverso, nunca no verso.
  • A NBR 14724 agora traz informações de como deve ser um título: "claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e a recuperação da informação". Os subtítulos, quando houver, devem ser precedidos de dois pontos. Não há necessidade de colocar os subtítulos em letra menor, ou minúsculas, ou com destaque tipográfico diferente do título.
  • As notas de rodapé devem ser separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas e por filete de 5 cm (antes eram 3 cm).
  • Agora chama de catalogação-na-publicação o que antes denominava ficha catalográfica.
Faça o download da norma aqui.