19:11
0
Depois do SEER, muitas universidades e faculdades passaram a publicar periódicos científicos eletrônicos. Estamos vivendo uma explosão de revistas "científicas" semelhante à explosão documental pós imprensa de Gutemberg.
O fato é que tem muita coisa sendo publicada que não oferece qualidade, cientificidade, profundidade, etc., aos conteúdos veiculados. E todo mundo gostaria de ser avaliado e receber uma "nota" da Capes, através do Qualis. Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos e anais de eventos.

A classificação de periódicos e eventos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

Note-se que o mesmo periódico, ao ser classificado em duas ou mais áreas distintas, pode receber diferentes avaliações. Isto não constitui inconsistência, mas expressa o valor atribuído, em cada área, à pertinência do conteúdo veiculado. Por isso, não se pretende com esta classificação que é específica para o processo de avaliação de cada área, definir qualidade de periódicos de forma absoluta.

O aplicativo que permite a classificação e consulta ao Qualis das áreas, bem como a divulgação dos critérios utilizados para a classificação de periódicos e anais é o WebQualis. Clique aqui para acessar o WebQualis


Como fazer para indicar um periódico para o Qualis das Áreas?
Existem duas formas para  um periódico ou outro veículo ser inseridos na  lista Qualis de uma área. Primeiro, pela declaração de um dos programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes pertencente à área de avaliação, quando do preenchimento do Relatório Anual da CAPES (Coleta de Dados), de que docentes, discentes ou pesquisadores publicaram artigos científicos no veículo . Adicionalmente, esse veículo precisará passar por processo de padronização pela Capes (no caso de periódico, checagem de que realmente existe e que o código de ISSN e título são válidos),  por classificação (receber os atributos de qualidade) e, adicionalmente, ser  indicado pela área de avaliação para participar da lista de veículos publicados no Qualis das Áreas. 
Uma segunda forma de um veículo figurar na listagem é por indicação direta do Representante de Área. Tal indicação, após a devida padronização, é incluída, sendo que a justificativa utilizada é a sua relevância qualitativa como importante veículo de divulgação da área. Nesse caso, o Qualis está sendo utilizado como indutor de publicação de qualidade em veículos de qualidade reconhecida, independente desse veículo já ter sido, ou não, utilizado para divulgar a produção bibliográfica de algum programa.

Quais os critérios estabelecidos para classificação dos periódicos on-line?  
Os critérios de cada área para a classificação dos veículos, independente de serem ou não on- line podem ser acessados na página da  Capes, opção menu AVALIAÇÃO, item QUALIS, CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DO QUALIS POR ÁREA. O usuário deve observar sobre qual triênio cada um dos documentos trata.

Para qual endereço da Capes deveremos encaminhar as revistas?
A divulgação de revistas, visando o maior conhecimento da sua qualidade pela área de avaliação devem ser encaminhadas diretamente aos representantes de área. Para tanto, a Capes pode ser utilizada como intermédiária.

Documentos relacionados


Publicação na WEBNome do documentoFormatos disponíveis
08/10/2008 Manual WebQualis 3.0 N/D PDF
2,3mb
N/D
21/11/2007 Perguntas Mais Freqüentes – Qualis/Capes N/D PDF
29kb
N/D