08:01
2
Softwares que gerenciam referências e citações no texto:


Reference Mananger (http://www.fetalmed.net/item/como-usar-o-reference-manager.html),


End Note (http://bibfsp.blogspot.com/2012/02/endnote-web-gerenciador-de-referencias.html)
e até o próprio Word (http://www.tecnosapiens.com.br/2009/10/instalando-referencias-abnt-no-word-2007/).

Como pré-determinar a formatação antes de iniciar a digitação no Word (http://www.computerdicas.com.br/2011/03/como-formatar-paragrafos-no-word-2010.html).

Treinamento on-line do Office: (http://office.microsoft.com/pt-br/support/?CTT=97).

More: Ferramenta que produz automaticamente referências e formas de citações no texto nos formatos recomendados pela ABNT, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. 

Facilis é uma ferramenta gratuita que proporciona aos usuários a geração de referências conforme os padrões estabelecidos pela Associação Brasileria de Normas Técnicas (ABNT), sem que ele tenha que se preocupar com essas normas. Dessa maneira ela diminui as dificuldades de redigir referenciais teóricos, facilitando e agilizando a conclusão do trabalho científico. O sistema gera referências para 25 tipos de documentos e o usuário poderá escolher o tipo de documento que deseja através do menu principal. Endereço: http://facilis.uesb.br/


Referência e Citação (Internacionais)

O Son of Citation Machine ajuda estudantes, pesquisadores e profissionais a creditar devidamente as informações que eles usam na elaboração de seus trabalhos acadêmicos (citação e referência).  O Son of Citation Machine reúne, em seu contexto, os estilos:

MLA: o Manual de Estilo da Modern Language Association (MLA) ou o método de Harvard um guia de estilo acadêmico amplamente utilizado nos Estados Unidos, Canadá e outros países, fornecendo orientações para a escrita e documentação de pesquisa em ciências humanas, tais como estudos de inglês e é dirigida principalmente para a faculdade do ensino médio e pós-graduação e professores universitários e estudantes.

APA:  A Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association – APA), fundada em 1892, é uma organização que representa a psicologia nos Estados Unidos da América e no Canadá. Em 1944, o Conselho de Editores da APA autorizou a publicação de um guia no mesmo periódico, com o objetivo de “incentivar jovens profissionais que poderiam estar escrevendo pela primeira vez” (STORANDT, 2001, p. 5.O objetivo do manual é definir diretrizes que auxiliem os autores na preparação dos manuscritos, garantindo uma produção de qualidade. 

TURABIAN: é o nome popular de um formato para o estilo de escrita de papéis de pesquisa como o arranjo e a pontuação de notas de rodapé e bibliografias). O título cheio do manual é Um manual para escritores de papers, de Teses, e de Dissertações do termo, mas é consultado geralmente pelo último nome de seu autor, Kate L. Turabian, que o desenvolveu para Universidade de Chicago.

CHICAGO: manual de Chicago do estilo (abreviado na escrita como CMS ou CMOS, ou verbal como Chicago) é a guia do estilo para Inglês americano publicado desde 1906 pelo Universidade da imprensa de Chicago. Suas 15 edições prescreveram a escrita e estilos de citação usados extensamente em publicar. O CMS trata dos aspectos da prática editorial, de Inglês americano, gramática e uso à preparação de original. O estilo de Chicago é muito flexível e oferece a escritores uma escolha de diversos formatos diferentes. Convida mesmo misturar dos formatos, contanto que o resultado é desobstruído e consistente.

Link: Outros estilos: http://citationmachine.net/index2.php?start=#

Aos da área de saúde, acrescento uma leitura importantíssima no endereço:
http://www.icmje.org/
Apesar de não ser ABNT oferece auxílio para os que desejam produzir manuscritos para revistas de fora do Brasil.

Já em termos de livro, sugiro aos amigos o AMA - Manual of Style, que pode ser visto no link" http://www.amamanualofstyle.com/oso/public/index.html.

Então, caríssimos colegas, mãos à obra.