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Artigo de Hamilton Rodrigues Tabosa e Denyse Maria Borges Paes publicado na Revista Biblionline, (v. 8, n. 1, jan./jun. 2012). 

RESUMO

Apresenta algumas reflexões acerca de: a) da necessidade de conhecimento de novas ferramentas utilizadas no tratamento da informação, na perspectiva do ensino da representação descritiva, além de mostrar os metadados como elementos facilitadores da catalogação descritiva e b) como vem sendo realizado o ensino de catalogação no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará – Campus Fortaleza – e suas implicações. Como metodologia foi realizado, primeiramente, um levantamento bibliográfico sobre o tema, através do qual foi possível ter acesso aos trabalhos de teóricos como Arellano, Assumpção, Lancaster, dentre outros. Empreendeu-se um estudo da proposta de um novo código de catalogação denominado Descrição de Recursos e Acesso (RDA), feita pelo Joint Steering Committee for Revision of AACR (JSC AACR), responsável pela revisão do AACR, pois apesar de ainda estar em processo de elaboração, deve substituir o AACR em breve, de modo que alertamos quanto à necessidade de conhecimento dessa ferramenta por parte de professores de catalogação e bibliotecários.

Palavras-chave: Representação Descritiva da Informação. Metadados. RDA.


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